Vender cursos on-line: tendências para lucrar em 2020 - Orbit Learn
Vender cursos on-line: 5 grandes questões (e respostas) para 2020

Vender cursos on-line: 5 grandes questões (e respostas) para 2020

Imagem de perfil de  Karine Souza
Karine Souza

Como vender cursos on-line com um número de ferramentas cada vez maior (e da concorrência também)? Veja o que é preciso saber para alcançar o sucesso em 2020. Veja nossas dicas!

Praticamente todo mundo está conectado e a internet vem ganhando cada vez mais significado para seus usuários. Se antes era possível trocar e-mails entre conhecidos e acessar alguma informação interessante, hoje vemos um boom de redes que conectam as pessoas e conteúdos relevantes para as mais diferentes perguntas. Então, como vender cursos on-line em 2020?

Talvez você siga algum guru do marketing digital e tenha visto resultados animadores. Porém, o número de infoprodutos no mercado cresce e isso pode se transformar em um grande desafio para quem deseja oferecer algo de valor para a sua audiência, não é mesmo? Entender quem é o público ideal, atrair, engajar, oferecer um ensino sob medida e ainda pensar no pós venda. São muitas as etapas que o empreendedor precisa acompanhar.

Neste artigo, apresentaremos 5 pontos que precisam de atenção. É como um mapa para você concentrar sua energia e ter resultados reais com seus cursos on-line. Quer atingir a melhor performance do seu negócio? Então acompanhe a gente. Boa leitura!

1. Como está o mercado de produtos digitais?

Talvez você já saiba, mas essa é uma área de crescimento exponencial. Segundo uma pesquisa da Research and Markets, desde o ano 2000 o mercado de e-learning cresceu 900% e a expectativa mundial de faturamento baterá a casa dos 325 bilhões de dólares em 2025. Se você concorda que são muitas cifras (ainda mais quando convertemos o valor em reais), então a questão é: porque não se beneficiar destes números?

Apesar de ser um mercado promissor, a concorrência também não está parada. Neste exato momento que você está lendo este artigo, tem infoprodutor montando estratégias, entregando materiais valiosos e fazendo vendas. Neste contexto você encontra produtos digitais sobre um mesmo assunto que podem sair a 35 reais, enquanto outros infoprodutores decidem oferecer seu material por 7 mil reais.

É importante entender que não existe estratégia certa ou errada. Na verdade, existe planejamento adequado e foco para alcançar os objetivos. Se você estiver preparado, nós garantimos, este é um mercado que tem espaço para quem quer dedicar e alcançar resultados reais!

2. Quais são as tendências dos grandes players de infoprodutos?

Não precisa seguir muitos especialistas do marketing digital para quase enlouquecer com a quantidade de estratégias que são apresentadas todos os dias. Não estamos falando que elas não são importantes ou não funcionem, porém, dependendo do seu nível de conhecimento na área, isso pode chegar a matar a sua vontade. Sim, ter atenção em tantos detalhes pode deixar seu contato com o público soar de forma artificial.

Mas é justamente aí que você deveria se concentrar. Seja UX (experiência do usuário), customer success ou ter o cliente como foco das suas estratégias (customer centric), o relacionamento é que vai ajudar na conversão. O marketing digital é uma área nova e tem pessoas testando as mais diversas técnicas, mas não é preciso reinventar a roda no que já é comprovado: seu cliente não compra apenas seu produto e sim o relacionamento que ele cria com a marca — no caso de um infoproduto, com você.

Independentemente da técnica que você encontrar este ano, tenha certeza, entender quem é a sua audiência e se dedicar para criar um relacionamento verdadeiro com ela é a chave para alavancar conversões.

3. Como vender cursos on-line em 2020?

Para você entrar no mercado dos infoprodutos é preciso se concentrar em pelo menos uma das duas possibilidades: ter um curso excelente ou uma boa estratégia de vendas. Com o tempo você perceberá que as duas coisas são fundamentais para conseguir resultados de alta performance. Além disso, existem alguns pontos que ajudarão a impulsionar as primeiras vendas (e as seguintes, é claro).

Aposte na copy

Ela pode ser vista como uma estratégia de CRO (otimização de taxa de conversão). A verdade é que a técnica de copywriting é focada em mostrar para as pessoas certas que a solução que você oferece é a ideal. Talvez você já tenha ouvido falar em gatilhos mentais, eles são alguns dos elementos presentes para deixar sua carta de vendas mais atrativa e persuasiva para o cliente certo.

Uma boa copy apresenta de forma clara o que você está oferecendo e a ação que espera do seu público.

Tenha um funil bem estruturado

Você já montou um curso ou tem ideia do que oferecer para a audiência, modelou isso no formato de um produto e criou um material bacana para as vendas. Muitos infoprodutores se dedicam tanto até este ponto que simplesmente não entendem o motivo de resultados pouco expressivos.

O funil de vendas é um recurso fundamental para escalar as vendas de um produto digital. Afinal, ao vender pela internet você já supera as barreiras geográficas e até mesmo do tempo (oferecendo as aulas na hora que for melhor para o aluno), então, para aproveitar as qualidades desse formato é importante contar com algumas qualidades como:

  • automação;
  • crescimento exponencial;
  • abordagem certa e na hora certa;
  • dados relevantes sobre o comportamento do seu consumidor.

Nade no oceano azul

Você já deve ter percebido que são muitas etapas que ligam o seu curso ao público certo, gerando oportunidades de conversão. Então, se você estiver com uma perspectiva pessimista, é hora de pegar outra corrente e embarcar no oceano azul. Estratégia apresentada por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, consiste em simplesmente encontrar o diferencial do seu negócio.

A partir do momento que seu prospect vê sua empresa como única no mercado, não há espaço para a concorrência. Você já ouviu a famosa expressão “nadando com tubarões” para o mundo dos negócios? Pois é, posicionar a sua marca de maneira única, diferenciada, cria um espaço de oportunidades.

4. Quais são as ferramentas para vender cursos on-line?

De tudo que um infoproduto precisa, poderíamos dizer que o principal é a inteligência. Claro que você precisará de mídias para entregar o material aos alunos. Na hora das vendas isso não é muito diferente, você precisa de:

  • audiência — para apresentar a sua oferta;
  • canais de comunicação — para contatar os leads (e-mail marketing e Whatsapp, por exemplo);
  • uma plataforma para criar seu funil de vendas — automatizando a jornada de compra e potencializando seus resultados;
  • gateways de pagamento — responsáveis em realizar a cobrança, garantindo agilidade e segurança nessa parte da transação;
  • área de membros — ambiente no qual você entrega o conteúdo do curso para os seus alunos.

5. Como escolher a plataforma ideal para vender cursos on-line?

A escolha de cada ferramenta é uma decisão bem pessoal, mas você pode encontrar elementos que ajudarão a otimizar os resultados. Por exemplo, se você está começando, o ideal é encontrar soluções fáceis e intuitivas. Avalie também a relação de custos. Por exemplo, alguns gateways de pagamento como o Eduzz e a Hotmart oferecem uma área de membros para seus infoprodutores. Entretanto, isso significa assinar um contrato, cedendo uma comissão a cada venda realizada.

Nossa plataforma, por exemplo, foca em entregar para os empreendedores, possibilidades de personalizar um funil de vendas e área de membros de acordo com as reais necessidades da sua estratégia. A ideia da Orbit Learn é ajudar você na criação de um portal para seus cursos e funis de vendas que realmente convertam.

Então, se você quer vender cursos on-line neste ano, é hora de estudar mais o que o seu público deseja e conhecer as estratégias e ferramentas essenciais para atrair o público certo, engajar, educar, vender e, claro, oferecer uma experiência surpreendente para seus clientes!

Se você gostou deste texto e quer receber os melhores conteúdos sobre vendas, criação de cursos online e ferramentas estratégicas, então assine a nossa newsletter e garanta dicas inovadoras que trarão resultados para o seu negócio!

Faça seus produtos online ganharem VIDA!

Nunca foi tão gostoso, fácil e rápido capturar leads, criar funis de venda e montar sua linda área de membros! 🚀

Kyan logo
Escrito por:
Karine Souza

Head de Conteúdo do Orbit Learn

Compartilhe esse texto:

Continue aprendendo:

O que é funil de vendas e por que ele aumenta a conversão?

O que é funil de vendas e por que ele aumenta a conversão?

Descubra como o funil de vendas é a melhor solução para atrair seu público, criar uma lista de leads qualificados e convertê-los em clientes. Veja como o funil automatiza o ciclo de vendas, escala o atendimento, identifica possíveis falhas e impulsiona resultados!

Leia mais
Coronavírus e empreendedorismo: veja como o COVID-19 impacta os negócios

Coronavírus e empreendedorismo: veja como o COVID-19 impacta os negócios

Coronavírus e empreendedorismo: em tempo de isolamento social e fechamento de estabelecimentos físicos, é preciso priorizar pequenos produtores e apostar em soluções delivery para ajudar a economia local. Veja o que fazer para a geração de renda e como pensar em estratégias para criar negócios nesse momento!

Leia mais
Os 6 principais mitos sobre o funil de vendas

Os 6 principais mitos sobre o funil de vendas

Mitos do Funil de Vendas são muito comuns. Afinal, essa é uma estratégia para automação de vendas amplamente usada e inovações vão enriquecendo a inteligência para atender os prospects no timing certo. Confira algumas mentiras que podem atrapalhar o desempenho de qualquer campanha e otimize processos.

Leia mais

Fique por dentro

Conteúdo de primeira direto no seu inbox. Sem spam.

Não compartilhamos seus dados com ninguém.

Icon