O que é aprendizagem sob medida e por que você deveria usar - Orbit Learn
O que é aprendizagem sob medida e por que você deveria usar

O que é aprendizagem sob medida e por que você deveria usar

Imagem de perfil de  Ronaldo Scotti
Ronaldo Scotti

Entenda o que é a aprendizagem sob medida e saiba por que você deveria começar a aplicar esse conceito nos seus cursos online.

Hoje, as pessoas valorizam o seu tempo acima de tudo. Como uma fala famosa de Richard Branson – CEO da Virgin – diz “Tempo é o novo dinheiro”. Isso representa uma mudança cultural em como as pessoas veem o seu tempo e em como elas desejam consumir conteúdo. Informação e conhecimento, que um dia foram recursos escassos e difíceis de se obter, estão definitivamente muito mais acessíveis agora que vivemos a “Era da informação”.

Essa mudança cultural tem se tornado um catalisador para a forma com que abordamos o aprendizado, pois assim como a tecnologia avança rapidamente, também aumentam nossas expectativas. Hoje, nós esperamos que a informação esteja disponível quase que instantaneamente, no momento em que precisamos dela.

Esse aumento de expectativa acabou gerando uma nova abordagem para a aprendizagem, o “just-in-time learning”, ou em uma tradução livre, aprendizado sob medida.

Na Harvard Business Review, Patty Woolcock, diretor de uma das maiores empresas de RH da Califórnia, diz que o futuro do aprendizado é formado por três “justs”: “just enough”, “just-in-time” e “just-for-me”.

Podemos traduzir essa afirmação da seguinte forma: apenas o conteúdo que seja suficiente para a necessidade do aluno, disponível na hora que ele precisa aprender, e personalizado para as necessidades de aprendizado que ele possui.

Aprendizagem sob medida
Aprendizagem sob medida

Antes de mergulharmos mais no aprendizado sob medida, gostaria de explorar um pouco o nosso sistema educacional atual. Assim, vamos juntos identificar os motivos pelos quais a aprendizagem sob medida é tão importante.

Desafios do sistema educacional atual

O coração do problema é descrito com perfeição em um artigo do portal Porvir:

“Se fôssemos tentar descrever uma sala de aula típica no Brasil, ela teria por volta de 25 alunos. Duas ou três dessas crianças seriam daquelas que sabem tudo e que pedem novos desafios porque já estão lá na frente enquanto os colegas ainda estão absorvendo os conceitos mais básicos. Oito ou nove delas, por outro lado, estariam entre as que têm tanta dificuldade que precisam de uma atenção especial. Os 18 ou 19 restantes comporiam um grupo com conhecimentos de um nível que oscila entre o mínimo necessário e o adequado.”

Dados retirados do Education at a Glance e do QEdu.

Esses dados nos confirmam o que já sabemos: desde cedo, cada pessoa tem interesses, talentos e necessidades de aprendizagem únicos.

Nós oferecemos o mesmo tipo de educação industrializada por décadas. A forma com que entregamos a educação no modelo convencional é desmotivante, e não condiz com a forma que o mundo realmente funciona.

Em um mundo de mudanças tecnológicas e econômicas aceleradas, nós todos já enfrentamos uma realidade de mudanças constantes no trabalho. E esse ritmo frenético de mudanças tem demandado que nos atualizemos constantemente para complementar o conhecimento já obsoleto que nos foi passado na educação formal.

Portanto, precisamos ser flexíveis na forma com que aprendemos e ensinamos, tentando manter o aprendizado estimulante para encontrar propósito tanto nos estudos quanto no trabalho.

A mudança através da tecnologia

Nos últimos anos, ao redor do mundo todo, profissionais inovadores trabalham para melhorar e para possibilitar uma transformação na educação, incorporando novas formas de aprender através da tecnologia.

Conforme essas novas tecnologias vão aparecendo, o nosso acesso a informação aumenta. A educação online é acessível para qualquer pessoa que tenha acesso a internet, em qualquer dispositivo. O público alcançável de um curso online é enorme.

E principalmente para uma geração que é conectada desde o berço, uma rotina de aprendizagem sem tecnologia simplesmente não faz sentido.

Geração aprendendo conectada
Geração conectada

A aprendizagem sob medida

Não é por acaso que a personalização do ensino tem se mostrado uma das tendências mais fortes da educação no Brasil e no mundo. Ela leva em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes, que nem todos têm o mesmo background, competências ou interesses. Respeitando assim as limitações e talentos de cada um.

Com a liberdade proporcionada pelo fato de não se estar limitado por localização, horário ou dispositivo, o aluno pode aprender no seu próprio ritmo. A aprendizagem sob medida não só dá uma vantagem para quem aprende com facilidade, como também soluciona os desafios de quem tem dificuldade mais rápido.

O aluno moderno já não aceita e nem pode aceitar ocupar uma função passiva no processo de aprendizagem. Cabe ao instrutor não ser apenas um transmissor de conteúdo, mas sim um guia em uma jornada de expansão do conhecimento.

Guia na aprendizagem sob medida
Instrutor como o guia

Por que você deveria aplicar a aprendizagem sob medida?

Estamos acostumados a ter acesso a conteúdo sob demanda. É assim com entretenimento, e tudo se encaminha para que seja assim com o conhecimento também.

Seus alunos não querem assistir horas de conteúdo do seu curso para aproveitarem aqueles 15 minutos que resolvem o problema que enfrentam no momento. Eles querem ir direto a esses 15 minutos, aprender o que precisam, e voltar a fazer o que estavam fazendo antes.

Aplicando o ensino sob medida, você direciona seu aluno exatamente ao conteúdo que ele precisa. Isso que faz com que ele não perca horas que podiam estar sendo produtivas de outras formas. Ele pode simplesmente aprender o que precisa, e voltar rapidamente para a tarefa que o fez buscar esse novo conhecimento.

Você coloca o aluno no centro da proposta de ensino, fazendo com que ele se torne o principal agente do seu aprendizado.

Isso cria um círculo vicioso: pessoas estudam apenas aquilo que precisam aprender, e isso os dá o conhecimento necessário para resolver um problema específico. Esse sucesso reforça o valor do aprendizado e faz com que eles se sintam tanto engajados com o estudo quanto produtivos no trabalho.

Círculo vicioso na aprendizagem sob medida
Círculo vicioso do conhecimento

A aprendizagem sob medida atende as demandas do mercado de trabalho moderno e as grandes necessidades de atualização profissional de uma crescente força de trabalho milenial.

Conveniente, acessível, relevante, eficiente e engajador: o aprendizado sob medida incorpora todas as características de uma experiência de aprendizado memorável.

Chegou a sua vez

O aprendizado sob medida ainda é um conceito novo, e estamos apenas começando a conhecer todo o seu potencial. Mas uma coisa que sabemos é que o ensino sob medida está saindo de um “é legal ter” para se tornar uma necessidade.

Esse texto apresentou os conceitos da personalização do ensino, explicou como esse conceito surgiu a partir de uma fraqueza do sistema educacional e te mostrou as vantagens de se aplicar o ensino sob medida.

Agora chega o próximo passo, e você deve estar pensando “achei toda essa ideia muito legal… mas não tenho ideia de por onde começar!”.

Tão fascinante quanto desafiadora, a proposta de oferecer aprendizado sob medida é uma forma de gerar mais valor para os alunos e se diferenciar da concorrência. Mas para que isso seja possível, o suporte tecnológico é um aliado importante.

Usando o Flow do Orbit Learn, por exemplo, você consegue dar ao seu aluno a possibilidade de montar sua própria trilha de aprendizado dentro do conteúdo do seu curso.

Usando os conceitos do aprendizado sob medida e com a ajuda dos parceiros certos, você pode alinhar a sua estratégia de ensino com as expectativas de um mercado moderno e que não para de evoluir.

Quer aplicar o aprendizado sob medida?

Nós podemos te ajudar! Descubra como o Flow do Orbit Learn vai te ajudar a entregar experiências únicas para cada um dos seus alunos! 🚀

Kyan logo
Escrito por:
Ronaldo Scotti

Ronaldo é Fundador do Orbit Learn, desenvolvedor web experiente e apaixonado por marketing. É Cientista da Computação e atualmente está se especializando em Inteligência Artificial pela PUCRS.

Compartilhe esse texto:

Continue aprendendo:

O que é funil de vendas e por que ele aumenta a conversão?

O que é funil de vendas e por que ele aumenta a conversão?

Descubra como o funil de vendas é a melhor solução para atrair seu público, criar uma lista de leads qualificados e convertê-los em clientes. Veja como o funil automatiza o ciclo de vendas, escala o atendimento, identifica possíveis falhas e impulsiona resultados!

Leia mais
Coronavírus e empreendedorismo: veja como o COVID-19 impacta os negócios

Coronavírus e empreendedorismo: veja como o COVID-19 impacta os negócios

Coronavírus e empreendedorismo: em tempo de isolamento social e fechamento de estabelecimentos físicos, é preciso priorizar pequenos produtores e apostar em soluções delivery para ajudar a economia local. Veja o que fazer para a geração de renda e como pensar em estratégias para criar negócios nesse momento!

Leia mais
Os 6 principais mitos sobre o funil de vendas

Os 6 principais mitos sobre o funil de vendas

Mitos do Funil de Vendas são muito comuns. Afinal, essa é uma estratégia para automação de vendas amplamente usada e inovações vão enriquecendo a inteligência para atender os prospects no timing certo. Confira algumas mentiras que podem atrapalhar o desempenho de qualquer campanha e otimize processos.

Leia mais

Fique por dentro

Conteúdo de primeira direto no seu inbox. Sem spam.

Não compartilhamos seus dados com ninguém.

Icon