Qual a melhor plataforma para um blog de sucesso?

Qual a melhor plataforma para um blog de sucesso?

Imagem de perfil de  Ronaldo Scotti
Ronaldo Scotti

Wix, Blogger ou WordPress? Qual é a melhor plataforma para blogs?

Uma tarefa difícil pra quem está começando, é a escolha da plataforma para blogs que você vai utilizar.

Afinal, ter um blog não é apenas sentar e escrever.

Criar um blog é uma ótima maneira de iniciar um negócio digital, criar conteúdo para captar leads de um negócio já existente, ou simplesmente de ter um hobby para se conectar com as pessoas.

Mas para se ter um blog de sucesso existem MUITAS outras variáveis envolvidas. Neste artigo vou focar junto com você na primeira delas: a plataforma!

As plataformas

Se você já deu uma pesquisada rápida no Google, deve ter ouvido falar de WordPress, Blogger, Medium, Tumblr, Wix, Joomla, Drupal, Weebly…

São tantas opções no mercado que ficar em dúvida nessa hora é bem comum. Meu objetivo com esse artigo é te ajudar a fazer a melhor escolha.

A opinião que vou dar aqui não é baseada em achismos, trabalho a 6 anos com desenvolvimento web e já utilizei todas as ferramentas que analisei abaixo, seja em projetos pessoais ou com clientes.

Entendendo o problema

Quem pensa em crescer e ter um blog de sucesso, não pode deixar que a plataforma escolhida acabe sendo um problema no futuro.

Ter um negócio digital não é uma tarefa fácil, então é melhor já começar do jeito certo, não acha?

Em muitos outros casos, eu diria que a melhor escolha é relativa, que depende de cada negócio. Porém quando o assunto é plataforma para blogs, fui fisgado por uma em especial… mas vamos dar um panorama geral antes de revelar qual a minha preferida.

Decidi falar neste texto sobre as 3 mais citadas quando alguém me pergunta sobre esse assunto: WordPress, Blogger e Wix.

Wix

Logo da plataforma Wix
Logo do Wix

Wix é uma plataforma de criação de sites baseada na nuvem, bem simples e grátis para começar. É muito usada por pequenas empresas ou autônomos, que querem um site rápido e de graça.

Tem um construtor de sites simples, que não exige praticamente nenhum conhecimento técnico do usuário. PORÉM, praticamente todas as funcionalidades necessárias para se ter um site decente são pagas.

Obviamente, é uma plataforma bem-sucedida com muitos clientes mundo a fora. Mas eu nunca recomendaria o Wix.

Não acho que seja viável em nenhum caso, nem mesmo para empresas pequenas.

Posso parecer um hater falando dessa forma, mas tem um motivo muito, mas muito grande para que eu diga isso.

O Google não ranqueia bem sites feitos no Wix. Simplesmente isso (saiba mais sobre esse problema aqui). Não adiantaria de nada ter um site e não ser encontrado, não é?

Então bora pra próxima ferramenta!

Blogger

Logo da plataforma Blogger
Logo do Blogger

O Blogger é um serviço gratuito de blogs do Google. Foi muito popular na virada do milênio e até hoje oferece ótimas funcionalidades, apesar do design não ter acompanhado essa evolução.

É bem simples, você precisa apenas de uma conta Gmail para começar. É integrado com a monetização do Adsense, que foi o que atraiu muita gente pra lá alguns anos atrás.

Parece legal né? Mas tem um probleminha. Mesmo sendo onde muitos blogueiros famosos começaram, o design do Blogger parece um pouco ultrapassado hoje em dia.

É uma opção razoável, mas ainda não é a ideal para quem pretende usar ao máximo os conceitos de marketing digital e conversão.

Recentemente muitos usuários deixaram de usar o Blogger, um deles foi Matt Cutts, “head of Google’s Webspam team” (não achei uma forma legível de traduzir esse cargo), que hoje usa WordPress em seu site.

Então, vamos ao vencedor!

WordPress

Logo da plataforma WordPress
Logo do WordPress

Sim, WordPress é o meu escolhido!

WordPress é uma plataforma gratuita para criação de sites e blogs, usada em mais de 60 milhões de sites ao redor do mundo.

Pode ser instalado facilmente na sua conta de hospedagem, e as possibilidades de personalização são imensas!

Existem milhares de plug-ins e temas gratuitos (além de muitos outros pagos, mas que valem a pena) que aumentam as possibilidades da interação do seu site com os usuários – e consequentemente a sua conversão.

Talvez você já soubesse disso e precisasse apenas desse empurrãozinho pra decidir de vez qual plataforma usar.

Confesso que no começo fui um pouco cético, cheguei até a criar minha própria plataforma de gerenciamento de conteúdo (não faça isso, é perca de tempo), mas em pouco tempo de uso o WordPress me conquistou.

A grande vantagem do WordPress na minha opinião, é essa possibilidade de expandir, de adicionar novas funcionalidades e poder personalizar tudo.

As funcionalidades do WordPress não se limitam apenas a criar blogs. Grandes marcas usam o WordPress em seus sites institucionais, portais de notícias e até em sistemas web complexos.

Esse blog que você está lendo agora foi feito em WordPress e toda a plataforma do Orbit Learn roda dentro do WordPress.

Concluindo

Meu objetivo não é iludir você falando que é simples ter um blog rodando e convertendo perfeitamente, se você não tiver os conhecimentos necessários pra isso.

Mas também não precisa ser nenhum gênio para conseguir. O que eu tenho pra dizer é: vá de WordPress e seja feliz!

Comece a criar páginas de graça com o Orbit Pages

Comece em poucos minutos a criar as suas páginas de forma rápida e prática, sem precisar se preocupar com os detalhes técnicos ou pagar alguém para fazer por você.

Ronaldo Scotti
Escrito por:
Ronaldo Scotti

Fundador e CEO do Orbit Pages, atua com tecnologia aplicada ao marketing digital desde 2015. Tem como missão construir soluções digitais que simplificam.

Compartilhe esse texto:

Continue aprendendo:

5 mitos sobre criação de conteúdo

5 mitos sobre criação de conteúdo

Produzir conteúdos não é a mesma coisa que criar conteúdos. Você deve estar se perguntando: como assim? Porque o que […]

Leia mais
5 coisas que não te contaram sobre empreender na internet

5 coisas que não te contaram sobre empreender na internet

Com o mercado de negócios digitais em alta, ter uma carreira de sucesso e ser dono do próprio negócio é […]

Leia mais
Técnicas de vendas online para conseguir mais clientes

Técnicas de vendas online para conseguir mais clientes

Você pode até já ter uma página de vendas pronta, produzir conteúdos para as redes sociais ou até mesmo ter […]

Leia mais

Comece a criar páginas de graça com o Orbit Pages

Comece em poucos minutos a criar as suas páginas de forma rápida e prática, sem precisar se preocupar com os detalhes técnicos ou pagar alguém para fazer por você.
Criar conta grátis