Formulários: 4 Dicas Rápidas para aumentar sua conversão

Formulários: 4 Dicas Rápidas para aumentar sua conversão

Imagem de perfil de  Ronaldo Scotti
Ronaldo Scotti

Você sabia que os formulários das suas landing pages podem estar espantando seus leads?

Formulários são uma peça fundamental de uma landing page. É através deles que coletamos os dados de nossos visitantes em troca de uma oferta ou isca digital, transformando assim nossos visitantes em leads.

O objetivo desse artigo é te dar dicas simples e eficientes de como melhorar a conversão dos seus formulários a partir de agora!

Em um post anterior, já falamos sobre como podemos melhorar nossas landing pages.

Mas não adiantaria de nada fazer aquela landing page caprichada, se nosso visitante chega lá e corre da página quando vê o formulário, certo?

Então, bora botar pra converter?

#1 – Formulários do tamanho certo

Você já deve ter ficado em dúvida sobre quais dados deveria pedir em um formulário. E realmente não existe uma resposta certa pra isso, varia de negócio para negócio.

Porém, uma coisa é certa: Peça apenas as informações que você REALMENTE precisa!

É sério, não exagere nos campos. Pare pra pensar um pouco em suas experiências passadas…

Aposto que você já chegou em algum formulário e desistiu quando viu a quantidade de campos.

Quanto menos campos você tem em um formulário, maiores são as chances de você receber conversões. Grave isso na memória.

Isso acontece porque a cada novo campo que você adiciona ao formulário, é um trabalho a mais para o seu visitante. E tem um limite de trabalho que seu visitante está disposto ter antes de acabar desistindo…

Por outro lado, teoricamente quanto mais informações você pede, maior vai ser a qualidade desses leads para você. Você vai saber mais sobre eles e assim poderá bolar uma estratégia mais elaborada.

Por isso é sempre bom analisar bem quais dados são realmente relevantes, e não pedir nada que não seja essencial para a sua estratégia.

Formulários do tamanho certo
Formulário do tamanho certo

Agora me diga, qual dos dois formulários acima você preencheria? Nós dois sabemos a resposta (pode parecer exagero, mas já vi um formulário desse tamanho pra baixar um e-book).

#2 – Mensagem clara no botão

Uma das melhores formas de aumentar a conversão de um formulário é simplesmente NÃO USAR aquela palavra padrão que vemos em formulários por aí, “Enviar”.

Se você parar pra pensar, ninguém quer “enviar” nada. Ao invés disso, transforme essa mensagem em uma forma de mostrar o benefício que a pessoa vai ter ao enviar seus dados pelo formulário.

Por exemplo, se esse seu formulário tem como objetivo entregar um e-book sobre emagrecimento, o botão de envio pode dizer “Eu quero emagrecer agora”, ou “Quero meu e-book!”, e por ai vai.

Outra dica muito útil que já foi tratada nesse outro artigo, é criar um botão grande, colorido e usando uma fonte forte. Faça ele realmente se parecer clicável.

#3 – Crie autoridade com uma prova social

As pessoas têm uma certa resistência – e com razão – a fornecer seus dados a alguém, principalmente pelo grande número de fraudes acontecem na internet.

Pra te ajudar a criar essa autoridade, existem alguns elementos que você pode adicionar ao seu formulário ou landing page que vão ajudar seus visitantes a confiarem em você e informarem seus dados:

  • Adicione uma mensagem de privacidade (ou um link para sua política de privacidade) que indique que o e-mail de seu lead não será compartilhado nem vendido.
  • Coloque um certificado de segurança em sua página (aquele cadeado verde na barra de endereços), para que seus visitantes saibam que estão em uma página confiável.
  • Adicionar depoimentos ou logos de clientes é outra grande forma de indicar prova social. Por exemplo, se você está tentando vender algo, será muito útil colocar um depoimento de algum cliente que já usa seu produto/serviço.
Criando autoridade com depoimentos
Criando autoridade com depoimentos

Seus visitantes vão sentir mais segurança no que você está prometendo, e consequentemente suas conversões irão melhorar.

#4 – Faça o formulário parecer menor

Como já mencionei antes, algumas vezes as pessoas não vão preencher um formulário só porque ele é um pouco grande.

Mas se você realmente precisa pedir algumas informações extras, tem uma sacada que pode fazer seu formulário parecer um pouco menor, apenas ajustando o estilo.

Você pode reduzir o espaço entre os campos, ou colocar a descrição do campo dentro deles mesmos ao invés de colocar acima.

Formulários compacto
Formulário compacto

Se o formulário ocupa menos espaço na página, automaticamente vai parecer que você está pedindo menos informações.

Apenas essa mudança no design do formulário já fez ele parecer menor do que realmente é, e deve te ajudar a converter alguns leads a mais.

Concluindo

A geração de leads pode turbinar seu negócio online, e otimizar seus formulários para que convertam mais já é um ótimo começo.

Nesse artigo tentei passar algumas dicas básicas que vão te ajudar de verdade.

Comece a criar páginas de graça com o Orbit Pages

Comece em poucos minutos a criar as suas páginas de forma rápida e prática, sem precisar se preocupar com os detalhes técnicos ou pagar alguém para fazer por você.

Ronaldo Scotti
Escrito por:
Ronaldo Scotti

Fundador e CEO do Orbit Pages, atua com tecnologia aplicada ao marketing digital desde 2015. Tem como missão construir soluções digitais que simplificam.

Compartilhe esse texto:

Continue aprendendo:

5 mitos sobre criação de conteúdo

5 mitos sobre criação de conteúdo

Produzir conteúdos não é a mesma coisa que criar conteúdos. Você deve estar se perguntando: como assim? Porque o que […]

Leia mais
5 coisas que não te contaram sobre empreender na internet

5 coisas que não te contaram sobre empreender na internet

Com o mercado de negócios digitais em alta, ter uma carreira de sucesso e ser dono do próprio negócio é […]

Leia mais
Técnicas de vendas online para conseguir mais clientes

Técnicas de vendas online para conseguir mais clientes

Você pode até já ter uma página de vendas pronta, produzir conteúdos para as redes sociais ou até mesmo ter […]

Leia mais

Comece a criar páginas de graça com o Orbit Pages

Comece em poucos minutos a criar as suas páginas de forma rápida e prática, sem precisar se preocupar com os detalhes técnicos ou pagar alguém para fazer por você.
Criar conta grátis